Volte sempre, viu?!

contador

Projeto Pedagógico

O RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS NUMA GERAÇÃO TECNOLÓGICA


INTRODUÇÃO: 

Pensando no desenvolvimento do bem-estar da criança, para que esta tenha estimulação na criatividade, raciocínio, coordenação motora e provendo o conhecimento da cultura e dos valores do tempo passado. É através do brincar que a criança exercita sua vontade de descobrir, sua curiosidade, sua necessidade de aprender, e compreender o mundo que a cerca. Na brincadeira, a criança assume papéis e experimenta possibilidades, tira conclusões e expressa seus pensamentos elaborando sua visão do mundo. 



JUSTIFICATIVA:  


Atualmente, percebemos que um número significativo de crianças estão sendo impulsionadas para uma outra realidade, onde vem sendo suprimido os aspectos mais infantis e até ingênuos, e muitas vezes perdidos diante de muitas informações recebidas através da mídia, outros meios de comunicação e do modismo dos dias atuais, como as redes sociais. E até mesmo remetidos com a globalização e informatização.
Assim, levando-as a um contexto individualista e deixando de interagir com outras crianças e pessoas de seu meio, podendo ser observado em algumas crianças o desenvolvimento de patologias como: obesidade, tendinite, estresse, problemas na audição e na fala, diabetes, hipertensão, entre outras. Tendo, em sua maioria, um comportamento agressivo, violento e sedentário.
Observamos que em nossa sociedade tecnológica e consumista, muitas brincadeiras tradiconais foram abandonadas e substituídas por brinquedos eletrônicos; a interação e a socialização entre as crianças é especialmente estimulada nas situações de uso dos brinquedos, "Pois cada brincadeira é um universo a ser sempre (re)descoberto, (re)vivido, (re)aprendido".(Pereira,2000).


OBJETIVO GERAL:

Resgatar nas crianças o prazer de brincar com alguns brinquedos e brincadeiras que seus pais e avós brincavam e que tem se perdido ao longo do tempo, desconhecidos por grande parte das crianças. Preservar nas crianças seu aspecto mais infantil e até ingênuo, resgatar e redescobrir sua essência infantil, perdendo espaço diante de tantas informações que a mesma recebe através da mídia. 



EM BREVE, MAIS NOVIDADES DO NOSSO PPP !!!